sexta-feira, 14 de março de 2014

Transcrição "Área debaixo de viaduto sem uso - Jornal do Commercio (Cidades)"

IMBIRIBEIRA Apesar de skatistas terem apresentado projeto de parque à PCR, entorno do Viaduto Tancredo Neves foi tomado por caminhões. À noite, drogas e prostituição
Um lugar destinado ao lazer, hoje serve como estacionamento de caminhões. Pouco recifenses sabem que o entorno das alças de acesso ao Viaduto Tancredo Neves, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife, era dotado de parques, oferecendo aos moradores dos bairros próximos opções de lazer. Porém, a falta de manutenção fez com que o espaço fosse direcionado para outros fins, como uso de drogas, tráfico e prostituição. Um projeto criado no ano passado pelo grupo SK8 Park Recife, formado por praticantes de esportes urbanos, apresentou uma solução à Prefeitura de Recife que, até hoje, após várias reuniões, ainda não revitalizou a área.
O professor de geografia, Igor Sacha, 33 anos é um dos idealizadores e acompanhou de perto todas as reuniões realizadas desde a apresentação do projeto. "Faltam parques voltados para prática de esportes urbanos, como skate e patins. O Recife deixa muito a desejar neste quesito", disse Igor. Elaborado por uma empresa de arquitetura do Rio de Janeiro, a proposta é baseada em um parque localizado no bairro da Madureira, na Zona Norte carioca. "Foram eles que projetaram o de lá também. Além dos equipamentos de lazer, contaria ainda com jardins, área de convivência, um belo trabalho de paisagismo, núcleo comunitário e estacionamento com 40 vagas para carros."
Em março, o projeto foi entregue à Secretaria de Esportes e Copa do Mundo, da Prefeitura do Recife, junto a um documento com 3.300 assinaturas. Todas as informações e apoio da sociedade foram feitas na página "+Sk8 Park Recife - Tancredo Neves", no Facebook. Um esboço do projeto foi enviado pela empresa carioca, que abraçou a causa. "Quase não temos áreas do tipo. Só na Zona Norte e, mesmo assim, feitas de maneira precária, sem equipamentos adequados e, muitas vezes, abandonados, como é o Parque de Santana", contou Igor Sacha. O espaço voltado para esse projeto é de cerca de 30 mil metros quadrados, o que viabiliza a construção do parque, orçado em R$ 1,5 milhão.
Os bairros de Boa Viagem, Imbiribeira, Ipsep e Ibura seriam os mais beneficiados. Segundo Igor, a prefeitura gostou do projeto e prometeu executá-lo, o que os envolvidos na causa esperam até hoje. "O segundo encontro aconteceu em maio. O presidente do Geraldão, Paulo Cabral, também participou da reunião, e uma engenheira, que ficaria responsável pela criação do projeto-executivo, editais, empresas, etc", contou Igor."E nós criamos esperança, principalmente porque após a criação do Terminal de Tancredo Neves, mais pessoas, trabalhadores, começaram a passar pelo local, sendo mais um motivo para a construção do parque."
A terceira reunião foi realizada no mês de agosto, através de uma teleconferência. "Saímos com a certeza de que a obra começaria imediatamente."
(conteúdo vinculado)
Ecoestação no lugar de skate park
A instalação no local de uma ecoestação, equipamento destinado ao recolhimento de detritos, metralha e lixo reciclável, foi uma ducha de água fria no sonho dos skatistas. "Imediatamente dei entrada no Ministério Público, para embargo da obra, já que o local estava sendo utilizado para fins diferentes daquele que ele foi construído. No caso, uma área de lazer, como alguns balanços e escorregadores velhos e quebrados que ainda resistem no local comprovam. A ecoestação está subutilizando a área", informou Igor Sacha.

A Secretaria de Esportes e Copa do Mundo (Secopa-Recife) enviou nota reafirmando o compromisso de implantar um skate park na cidade. Disse que no momento, a forma de elaboração do projeto executivo para a obra está em discussão, pois a contratação do escritório de arquitetura responsável pelo serviço precisa seguir os trâmites legais da lei de licitações. Adiantou que o parque não será mais erguido no terreno ao lado do Viaduto Tancredo Neves e a localização do equipamento também está em fase de estudo, pois a área já está destinada à segunda ecoestação. A nota concluía informando que a pista de skate do Parque de Santana está sendo reformada de acordo com as orientações dos esportistas. E a pista da Rua da Aurora será requalificada, dentro do projeto de revitalização da via.
http://amp-pe.jusbrasil.com.br/noticias/112293276/area-debaixo-de-viaduto-sem-uso-jornal-do-commercio-cidades







Nenhum comentário:

Postar um comentário